index.2.jpg (1480 bytes)
JORNAL DA INCONTINÊNCIA
URINÁRIA FEMININA

Resumos Comentados

index.2.jpg (1480 bytes)
  • Correlação dos resultados urodinâmicos e da coaptação uretral com o sucesso após a injeção transuretral de colágeno
    KIM, Y. H.; KATTAN, M. W.; BOONE, T. B.
    Scott Department of Urology, Baylor College of Medicine, Houston, Texas - Urology v.50, p.941-8, 1997.

RESUMO

Objetivos: Nós correlacionamos os achados urodinâmicos pré-operatórios e endoscópicos intra-operatórios com a melhora inicial, a efetividade da injeção única de colágeno para tratamento da deficiência esfíncteriana intrínseca (DEI), e a melhora a longo prazo após o uso da injeção transuretral de colágeno para o tratamento da incontinência urinária de esforço (IUE).
Métodos: Desde 1993, foram tratados 79 pacientes com injeção transuretral de colágeno pelo mesmo urologista. Destes pacientes, fotografia intraoperatória da coaptação uretral imediatamente após a aplicação da injeção estava disponível em 67 pacientes: 35 mulheres com DEI, 24 homens com incontinência, principalmente secundária à prostatectomia, e 8 crianças com bexiga neurogênica. A coaptação uretral foi descrita como apertada, regular, ou insatisfatória. A Pressão de Perda sob Esforço (PPE), instabilidade do detrusor, baixa complacência vesical, aparência do colo vesical, cicatrização urotelial, e grau de coaptação foram correlacionados com a melhora inicial e a longo prazo. Melhora inicial foi comparada com melhora a longo prazo.
Resultados: Melhora inicial ocorreu em 85% de todos os indivíduos (86% das mulheres, 80% dos homens, e 100% das crianças com uma condição vesical neurogênica). No total, 31% de pacientes tiveram melhora a longo prazo depois de um seguimento médio de 2,2 anos, incluindo 43% das mulheres, 13% dos homens, e 33% das crianças. Os pacientes submeteram-se, em média, a 1,5 (1 a 4) injeções de colágeno. Houve correlação significante entre o grau de coaptação e a melhora inicial (P = 0.003), mas não com a melhora a longo prazo. Não houve correlação entre a PPE, instabilidade do detrusor, complacência diminuída, aparência do colo vesical, ou cicatrização uretral e melhora inicial. Não houve correlação entre qualquer parâmetro e melhora a longo prazo ou entre melhora inicial e a longo prazo.
Conclusões: A aparência endoscópica inicial após a injeção de colágeno foi capaz de predizer melhora inicial, mas não a longo prazo, depois de uma injeção de colágeno. A melhora inicial foi alta em homens e mulheres mas diminuiu consideravelmente com o passar do tempo, mais em homens, e não foi significativamente correlacionada com o sucesso a longo prazo. Achados urodinâmicos e endoscópicos não predizem o sucesso a longo prazo após a injeção de colágeno.


COMENTÁRIO EDITORIAL

Os autores tentam correlacionar parâmetros urodinâmicos pré-operatórios e endoscópicos intra-operatórios com os resultados iniciais e finais da injeção transuretral de colágeno no tratamento da incontinência urinária de esforço. Em relação ao valor preditivo para insucesso, outros autores encontraram resultados divergentes em relação ao estudo de Kim et al. Nestes trabalhos a instabilidade vesical é considerada fator adverso em relação ao sucesso do tratamento1,2. A determinação de fatores preditivos de sucesso poderia ser útil na melhora da relação custo-benefício da utilização deste tratamento, levando-se em consideração os altos custos desta terapia e a possível necessidade de múltiplas injeções. Infelizmente, como demonstra este artigo, embora a aparência endoscópica do colo vesical correlaciona-se com o resultado inicial, a longo prazo, nenhum parâmetro é capaz de predizer o sucesso da terapia.

Aparecido Donizete Agostinho


1 - HERSCHORN S.; RADOMSKI S.B.;  STEELE DJ. Early experience with intraurethral collagen injections for urinary incontinence. J. Urol. v.148, p.1797-800, 1992.
2 - O’CONNELL HE, MC GUIRE EJ, ABOSEIF S, et al. Transurethral collagen therapy in women. J. Urol., v.154, p.1463-5, 1995.

index.2.jpg (1480 bytes)

| Resumos Comentados  | Links | Seção Experimental | Ponto de Vista | Autores | Apoio |
| Fórum de Discussão | Seçao Pôster | Artigos de Revisão | Atualidades | Calendário | Conselho Editorial | Home |