barrest.gif (471 bytes)

Foram efetuadas estatísticas descritivas dos parâmetros (variáveis) avaliados e suas correspondentes variações durante a realização deste estudo.
Como essas variações dependem dos valores iniciais de outras características denominadas de covariáveis, a determinação da significância estatística precisa ser feita com base em valores padrões. As covariáveis empregadas foram: idade, peso, índice de massa corpórea, além dos valores iniciais do "pad test". A determinação da significância estatística foi possível através de estudo utilizando valores iniciais das covariáveis correspondentes à média da população desta amostra (paciente modelo), ou seja, pacientes com "pad test" de 21g.
Para obter-se os valores esperados das variações do "pad test" em cada um dos dois períodos que compõem o estudo, foi empregada a técnica de Análise de Covariância (ANCOVA) para medidas repetidas
8. Essa técnica permite fazer as comparações controlando as diferenças devido às covariáveis que possam ter associação com a resposta. Foi empregado o método de máxima verossimilhança para o ajuste dos modelos e o nível de significância de 5% para a seleção das covariáveis.